Fumtran tem um novo projeto aprovado pelo MinC
O principal projeto desenvolvido pela Fumtran é o de preservar a memória, armazenando registros significativos da história e da cultura do transporte brasileiro, e disponibilizando ao público através do museu virtual, que compreende o banco de memória e o portal. O portal é o nosso site, o elo de comunicação com o público, que precisa ser administrado e otimizado, sempre. Nesse banco de registros são inseridos objetos de acervo que, uma vez tombados, ficam disponíveis para as diversas pesquisas necessárias e alimentarão todos os demais projetos decorrentes. São muitos dados relevantes: biografias, origens de empresas e entidades, registros de inúmeras histórias vividas, registros (fotos), publicações históricas, coleções de revistas, livros etc. Por isso, o trabalho de preservação da memória é perene, contínuo, sem fim. Daí surge a necessidade de, a cada período, apresentarmos a proposta de um novo projeto, que chamamos de “a etapa seguinte”, que se resume à inclusão de mais um lote de objetos de acervo ao nosso banco de dados, registro de mais eventos da linha do tempo e gravação de novos depoimentos.
O novo projeto aprovado, para execução nos anos de 2024 e 2025, recebeu o número PRONAC 235963 e terá sua publicação no Diário Oficial da União nos próximos dias.
Por isso, contaremos sempre com o incentivo e apoio das empresas alinhadas ao transporte brasileiro, de todos os modais, de modo a tornar possível a realização de mais essa etapa desse projeto contínuo. Por se tratar de um projeto com incentivo federal, PRONAC, esse investimento, sem custo direto no caixa da empresa, é viabilizado através da parcela do imposto de renda devido das empresas tributadas com base no lucro real, até o limite de 4% do valor de imposto a pagar.