CNT comemora 70 anos e entra no Histórias Vividas da Fumtran
Em 1954, um grupo de transportadores rodoviários de cargas e de autônomos reuniu-se, no Rio de Janeiro-RJ, para criar uma entidade que pudesse contribuir na organização de um setor cuja essencialidade para o desenvolvimento do país e para a qualidade de vida da população é incontestável. Assim, no dia 28 de janeiro de 1954, através do Decreto nº 34.986, assinado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, é reconhecida, oficialmente, a CNTT – Confederação Nacional dos Transportes Terrestres, como entidade sindical de grau superior coordenadora dos interesses econômicos dos transportes terrestres em todo o território nacional.
A partir de 1990, passa a se chamar CNT – Confederação Nacional do Transporte, com atuação mais ampla e voltada à promoção da multimodalidade e do fortalecimento do setor.
Em 2023, CNT, SEST SENAT e ITL passam a assinar de forma conjunta, como Sistema Transporte, trazendo um posicionamento no mercado de forma mais clara, fortalecendo as marcas e a representatividade.
Em todas essas décadas, a CNT consolidou sua atuação e, hoje, realiza um trabalho imprescindível nos segmentos de cargas e de passageiros, apresentando soluções para os transportadores, para a sociedade e para o governo em relação às questões que envolvem os principais modais – aeroviário, aquaviário, ferroviário e rodoviário -, bem como, da logística.